Entre tantas pautas que se destacam no sentido de promover a igualdade de gênero, uma das mais importantes diz respeito à inclusão e à valorização da mulher no mercado de trabalho. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, a última pesquisa de Emprego e Desemprego – Informe Mulher e Trabalho, divulgada pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) em 2017, mostrou a preocupante queda na inserção das mulheres em postos de trabalho.
A taxa de participação das mulheres caiu de 47,2% para 45,7% da População em Idade Ativa entre 2015 e 2016, enquanto a taxa de desemprego passou de 9,1%, em 2015, para 11,2% da População Economicamente Ativa (PEA) no mesmo período. O tempo médio que uma mulher leva para encontrar trabalho é de 35 semanas. Também houve redução no rendimento médio, de R$ 1.864,00 para R$ 1.722,00.
Por meio da Coordenadoria da Mulher da Diretoria de Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, a prefeitura de Porto Alegre tem realizado uma série de ações no sentido de garantir a aplicação de políticas públicas de gênero, seja no enfrentamento à violência contra a mulher, no combate ao assédio e, principalmente, na inclusão da mulher no mercado de trabalho. Hoje, dia 6, haverá um dia de atendimento especial às mulheres no Sine Municipal.
Essa iniciativa, realizada em conjunto pela Coordenadoria da Mulher, pela Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda, e pela Câmara Municipal, tem como objetivo, além de oferecer vagas de trabalho, promover rodas de esclarecimentos sobre a participação da mulher no trabalho. Com esse conjunto de ações, no Mês da Mulher, a prefeitura de Porto Alegre demonstra o seu compromisso em combater a desigualdade e o preconceito que, infelizmente, ainda existem quando se trata da participação da mulher no mercado de trabalho.
|