Conscientização é a palavra-chave para a equipe da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que realiza, dentro do Programa Verão numa Boa, apresentações teatrais e oficinas próximo ao espaço Estação das Águas, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). As próximas atividades serão neste domingo, 23, em Pinhal; e no dia I° de março, em Quintão. De acordo com a coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Secretaria, Gislaine Pacheco, o objetivo das ações é conscientizar adultos e crianças da importância de separar o lixo e de não jogá-lo em qualquer lugar, principalmente na areia. "O cidadão tem que entender que se ele toma sua água mineral na beira da praia, deve dar um destino correto à garrafa", ressalta.
Para isso, a assessoria da Sema vem realizando apresentações teatrais, promovidas pela companhia teatral Ato Espelhado, que orientam e estimulam as boas práticas quanto ao meio-ambiente e os resíduos sólidos. "A peça O outro lado do buraco ensina que o lixo é da responsabilidade de cada um. Trabalhamos com a lógica reversa, de que se uma fábrica vende o agrotóxico, ela deve, pelo menos, pedir o retorno do vasilhame", explica Gislaine.
A atividade tem apresentações agendadas, ainda, para o dia 2 de março, em Quintão; e 9 de março, no Parque Estadual de Itapuã, mas a Sema estuda realizar mais apresentações, pois o mau tempo causou o cancelamento de algumas datas. A programação pode ser conferida no site www.veraonumaboa.rs.gov.br
Defesa Civil na Comunidade promove atividades educativas
Na terceira edição do Programa Verão numa Boa, o projeto Defesa Civil na Comunidade realiza atividades educativas e lúdicas de preservação e consciência ao meio ambiente em 16 praias do Litoral Norte e Sul. Crianças são orientadas sobre como agir em caso de algum evento adverso, tornando-se multiplicadores da consciência social e ambiental, recebendo no final do curso o título de 'Agente Mirim de Defesa Civil'. "Eu gostei muito porque ensinei as pessoas a não jogar lixo na água e nem na areia. Aprendi a cuidar da natureza e das pessoas e falei que elas devem ter muito cuidado com o mar, prestar atenção nos salva-vidas e nas bandeiras", disse Vitória Benfica,10 anos, após participar da atividade. A responsável pelo projeto e pedagoga da Defesa Civil, Tenente Luzelani Flores Ziegler, diz que a dinâmica das atividades é lúdica, e os jovens aprendem noções de cuidado ao meio ambiente e ajuda ao próximo, para que se tornem multiplicadores de boas ações.
Mais de 150 chuveiros da Corsan nas praias gaúchas
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) disponibilizou nas praias do Litoral Norte e Sul, de águas internas e balneários, mais de 150 chuveiros. O serviço gratuito faz parte do Programa Verão numa Boa. Para a temporada, foram revitalizadas as válvulas automáticas e identidade visual dos equipamentos. O Rio Grande do Sul é um dos estados pioneiros neste tipo de serviço e que continua sendo oferecido ao veranista sem nenhum custo.
Conforme a relações públicas da Corsan e coordenadora das atividades de verão, Rosane Beria, é preciso a conscientização dos banhistas para a boa utilização do serviço. "O maior problema é a depredação, realizamos uma ronda diária para a manutenção do equipamento. Pedimos que as pessoas utilizem o chuveiro para o banho, e não para lavar cadeiras ou roupas" destaca Rosane ao ressaltar que solicitações e denúncias podem ser realizadas para o telefone 0800.646.6444.
OUTRAS OUTRAS AÇÕES NO LITORAL
A Corsan realiza outras ações no litoral, como a Estação da Água, que consiste em uma arena de brinquedos infláveis que divertem e educam sobre a importância do meio ambiente. A Companhia também vem colocando placas de demarcação, que delimitam o espaço para a prática de surfe e pesca no litoral gaúcho. A iniciativa inédita utiliza padrões internacionais, com as sinalizações informando
os locais de pesca, surfe e áreas destinadas aos banhistas (escape) de Torres a Quintão.
|