Construção civil quebra sequência de oito trimestres de queda Shutterstock / Zulhazmi Zabri Jonatha Bittencourt jobittencourt@band.com.br
Dados do PIB gaúcho relacionados ao segundo trimestre do ano mostram que alguns segmentos da economia já apresentam sinais de melhora. A construção civil teve crescimento de 1% em relação ao mesmo trimestre de 2015, interrompendo a sequência de oito trimestres consecutivos de queda. Mesmo assim, a elevação ainda não é capaz de deixar o setor com saldo positivo no ano e as perspectivas de curto e médio prazos não são claras.
O levantamento foi feito pela Fundação de Economia e Estatística, instituição vinculada ao governo do Estado. O economista da FEE Jefferson Colombo afirma que a fase mais intensa e duradoura da recessão que atingiu a construção civil pode estar próxima do fim.
A concessão de crédito para o setor da construção no Rio Grande do Sul parou de cair, mas ainda não foi revertida a tendência. Essa estabilização do saldo de crédito atinge tanto construção, ampliação e reformas quanto a aquisição de imóveis.
Já o nível de emprego formal em estágios iniciais da produção caiu 3,3% no acumulado do ano até agosto.
|