07/06/2017
Correio do Povo
Ensino | Pág. 13
Clipado em 07/06/2017 03:06:31
FEE lança Atlas Escolar com informes do RS
Estudo envolveu 11 pesquisadores, durante 5 anos, para traduzir os dados do Estado para a linguagem escolar

Os aspectos físicos, político-institucionais, econômicos e educacionais do Rio Grande do Sul estão no Atlas Escolar criado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). O material, inédito no país, foi lançado ontem e tem como objetivo acrescentar um recurso didático na interação entre professores e estudantes nas salas de aula no Estado. Para isso, a fundação traduziu os indicadores utilizados em suas pesquisas para a linguagem escolar. O lançamento ocorreu na FEE, na Capital, com participação de representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEC) e alunos da Escola Estadual Padre Reus.

“São dados seguros, que permitem conhecer o RS por dentro e dar suporte a atividades que professores, agora com mais recursos, desenvolvem em aula”, disse Márcia Coiro, diretora do Departamento Pedagógico da SEC. Técnicos da FEE revelaram que os indicadores selecionados para o estudo foram escolhidos conforme os conteúdos curriculares previstos no último nível do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os temas são apresentados através de mapa e texto explicativo, além de outros recursos, como figuras, gráficos e fotos. Para a coordenadora do projeto, Mariana Pessoa, o Atlas Escolar — produzido por onze pesquisadores, durante cinco anos— é importante ferramenta para a sala de aula e rica fonte de consulta.

Entre os dados, o estudo mostra que, nos últimos anos, o Brasil apresentou significativa melhora nos índices relacionados à Educação. E, no RS, não foi diferente, pois revela diminuição das taxas de analfabetismo e aumento das matrículas nos ensinos Fundamental e Superior. No RS, em 2010, a taxa de analfabetismo era 4,3%; enquanto, no Brasil, era 9,6%. O Corede com menor analfabetismo no RS foi o Serra (2,7%); seguido do Metropolitano Delta do Jacuí (3%) e dos Vales do Caí e do Rio dos Sinos, ambos com 3,1%. Em geral, os Coredes com maior população tiveram mais matrículas, sendo a maior concentração nos Coredes do eixo metropolitano. O coordenador do Memorial da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Jorge Barcellos, solicitou o uso do Atlas nas visitas e ações do Memorial junto a escolas da Capital. Ver: https://goo.gl/VkzwUZ.

DADOS DO ESTADOS

- Mais de 90% dos municípios gaúchos registraram uma estiagem, entre 2003 e 2013.
- O RS possui 37,96 habitantes por quilômetro quadrado.
- A taxa de urbanização é 85,1%.
- O RS coleta menos de 50% do esgoto gerado; e trata cerca de 13%.
- A expectativa de vida é 75,3 anos.
- O RS é o 5˚ em alfabetização; 4˚ no PIB do país; e 5˚ em população.