O pedido para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa para investigar a situação dos recursos da segurança pública no Estado é a medida que será posta em prática, hoje, por meio da OAB/RS. O caos que se instalou no Estado exige uma providência. Para tanto, a OAB chama a sociedade para que cobrem dos deputados a instauração da CPI.
Na manhã de hoje, em Porto Alegre, serão coletadas assinaturas de outros órgãos para encaminhar o requerimento à Assembleia. A iniciativa tem o apoio das 106 subseções da OAB. O objetivo é que sejam investigados o destino dos recursos de segurança pública e eventuais ações indevidas ou omissas.
– O Rio Grande do Sul vive um temor incalculável. O comércio, indústria, todos sofrem com a ameaça da criminalidade – afirma o presidente da secional, Ricardo Breier.
Ele ressalta que ampliar o efetivo de policiais militares, ampliar o quadro da polícia civil, criar bases de policiamento comunitário e zerar o déficit de vagas no sistema prisional foram algumas promessas de campanha do governador que ainda não foram cumpridas.
A presidente da OAB Caxias, Graziela Vanin, apoia a iniciativa.
– Queremos uma CPI para ver onde estão sendo investidos os recursos da segurança pública, o que está sendo feito. Já se passaram mais de dois anos e não se teve notícia de investimento nesta área.
A sociedade está atemorizada e quer saber o que os deputados pensam sobre a segurança. Será que eles serão a favor da CPI ou vão amenizar para o governo de José Ivo Sartori (PMDB)?
|