Porto Alegre - O mês de julho encerrou com exportação de US$ 1,734 bilhão, uma redução de US$ 92,1 milhões (-5,1%) em relação ao mesmo mês de 2015. Tanto o volume embarcado para o exterior (-4,4%) quanto os preços médios dos produtos exportados (-0,7%) apresentaram retração. Os dados foram divulgados ontem pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). "O resultado vem na contramão das elevações em valor e volume das exportações gaúchas em maio e junho, repetindo o desempenho negativo de abril", avalia o pesquisador da FEE;, Tomás lbrezani. A intensa retração dos preços dos bens exportados iniciada em meados de 2014, embora incipiente, começa a apresentar sinais de desaceleração, segundo Torezani. 'Ainda assim, foi a menor receita em dólar para um mês de julho desde 2010", explica.
PARTICIPAÇÃO NACIONAL
Apesar da redução das receitas, do menor volume embarcado e da perda de uma posição no ranking dos principais exportadores, o Estado ganhou participação nas exportações nacionais (de 9,9% para 10,6%). Explicam esse resultado as exportações de duas plataformas para extração de petróleo pelo Rio de Janeiro (que ultrapassou o RS em 2016) e o falo de outros Estados terem apresentado retrações ainda maiores que a exibida pelo Estado (a retração gaúcha foi a segunda menor em valor entre os principais exportadores).
PRINCIPAIS PRODUTOS
Os principais produtos exportados em 2016 foram soja em grão (27,8%), fumo em folhas (7,5%), polímeros plásticos (6,5%), carne de frango (6,5%) e farelo de soja (5,1%).
|