Os moradores de Gravataí, Viamão e de outras cidades que estão enfrentando falta dágua neste final de ano tórrido andam fartos das promessas da Corsan. Há anos, os partidos que se revezam no poder prometem solucionar os problemas de falta dágua, mas é só o verão começar para surgirem as desculpas de sempre, quando não a acusação de que a culpa é da população, que gasta demais nos dias de calor.
A atual direção da Corsan se orgulha de estar fazendo o maior investimento da história da empresa, com verbas do PAC, mas não consegue resolver problemas como o desperdício de água tratada, que hoje é de 42%. Desse total, 20% é perda física e 22% por ligações clandestinas.
O presidente da Corsan, Tarcísio Zimmermann, garante que este é o último verão de falta d’água em Gravataí:
– Estamos concluindo obras que vão aumentar em 90% a capacidade de produção. Gravataí opera no limite. Se há queda de energia ou se aumenta o consumo, temos falta d’água.
Diante dos sucessivos casos de desabastecimento, o prefeito de Gravataí, Marco Alba (PMDB), decretou estado de calamidade pública e ameaça romper o contrato. O irônico no caso é que no governo passado Alba era o secretário a quem a Corsan estava subordinada. À época, o presidente da estatal era Luiz Zaffalon, hoje secretário-geral de governo em Gravataí. O que fizeram Alba e Zaffalon para melhorar a oferta de água na cidade?
Ninguém pode ser responsabilizado sozinho pelos problemas de falta d’água neste verão. Todos os partidos de peso já passaram pelo governo nos últimos anos e pouco foi feito para melhorar o gerenciamento da companhia. Anos e anos de investimentos escassos resultaram em problemas no abastecimento de água e uma situação vergonhosa em matéria de esgotamento sanitário. É verdade que os investimentos foram retomados, mas a Corsan segue sem conseguir dar respostas rápidas quando a população fica sem água no meio de um feriadão, com a temperatura beirando os 40ºC.
Filha de peixe
Ele manteve um perfil discreto durante os 62 dias em que a bióloga Ana Paula Maciel esteve presa na Rússia. No sábado, porém, o advogado e ex-candidato a deputado estadual Jaires Maciel, conhecido pelo bordão “Aqui tem água para o chimarrão”, estava no Aeroporto Internacional Salgado Filho para recepcionar a filha e chegou a dar entrevista ao Jornal Nacional. No ano passado, Jaires concorreu à Câmara de Porto Alegre pelo PSC, coligado ao PSD e ao PC do B. Com 941 votos, obteve uma suplência.
Perguntada sobre se tinha inspirado Jaires, Ana Paula disse que não acompanhou as campanhas do pai, não é ligada em política e não se lembra do bordão.
Na hipótese de não ser candidato à reeleição, Tarso Genro cita quatro opções no PT: Pepe Vargas, Jairo Jorge, Raul Pont e Henrique Fontana. Nessa ordem.
Em dose dupla
Presidente da Frente Nacional de Prefeitos, José Fortunati, diz que as cidades pagam duplamente pela redução do IPI para carros:
– De um lado, tivemos perda de receita. De outro, o aumento dos carros em circulação congestiona o trânsito. E os motoristas reclamam da prefeitura, e não do governo federal quando ficam presos num congestionamento.
ALIÁS
O fim dos pedágios privados será uma das principais bandeiras da campanha do governador Tarso Genro à reeleição. Ele diz não ter medo de que problemas de conservação das estradas anulem o apoio da população à mudança.
CANCELAS ABERTAS NA VÉSPERA
Preocupada com o risco de manifestações violentas no último dia de cobrança de pedágio no Polo Metropolitano, a Metrovias antecipou a abertura das cancelas. Quem passou pelas praças de Viamão, na ERS-040, Guaíba, na BR-116, Eldorado do Sul e Pantano Grande, na BR-290, e Santo Antônio da Patrulha na ERS-474) depois das 14h de ontem encontrou as cancelas abertas e um cartaz amarelo na cabine com a inscrição “NÃO PARE”, em letras maiúsculas.
Integrante do consórcio Univias, a Metrovias suspendeu a cobrança de pedágio, mas manterá funcionando, até a meia-noite de hoje, os serviços de ambulância, guincho e atendimento pelo telefone 0800.
Para garantir a integridade das instalações, a Polícia Rodoviária Federal e o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar foram acionados. A maioria dos funcionários foi liberada. Ficaram apenas os plantonistas que farão a entrega dos equipamentos, ao Daer.
Para hoje, está marcado um ato de protesto na praça de Eldorado do Sul, organizado pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera.
Tarso marca presença em Carazinho
A ideia do governador Tarso Genro era marcar o começo do fim dos pedágios privados com um ato em Carazinho, em abril passado. Como a Justiça frustrou a pretensão de encerrar o contrato à época, o governador resolveu voltar à cidade hoje, para abrir as cancelas.
O foguetório está marcado para as 14h.
Lei vai limitar shows pirotécnicos
Diante da omissão da prefeitura, o presidente da Câmara, Thiago Duarte, promulga hoje a lei que proíbe a realização de shows pirotécnicos a uma distância de 300 metros de edificações ou de pessoas. O projeto do vereador Bernardino Vendruscolo (PROS) também proíbe a venda de fogos de para menores de 18 anos, mas só será aplicada em 2014.
|