Precisando de uma força nas aulas de Geografia? Temos uma dica que pode te ajudar. Na terça-feira foi lançado um atlas escolar digital do Rio Grande do Sul. O material foi criado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), ou seja, a informação que tem ali é quente! :) O material reúne uma série de dados sobre população, clima, hidrografia, economia e outras peculiaridades do nosso Estado em mapas e gráficos coloridos. Dá pra ver, por exemplo, em que lugares a população é mais concentrada e como ela é dividida por idade e gênero.
Leve e colorido
"A ideia foi justamente oferecer dados confiáveis em uma linguagem simples. Para isso contamos com a participação de um professor de Geografia, que nos ajudou a transformar nosso material, que é mais técnico e acadêmico, em algo acessível para o público escolar", explica a geógrafa e pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento Regional da FEDE, Manam Pessoa: "Optamos por um atlas colorido e ilustrado, com conteúdos que coincidem com a grade curricular do final do Ensino Fundamental e o início do Ensino Médio, que é quando os alunos começam a estudar Geografia."
Ao Rio Grande e além!
O Atlas FEE ainda traz informações que relacionam o Rio Grande do Sul com o resto do planeta. Você sabia, por exemplo, que a praia do Hermenegi Ido, em Santa Vitoriado Palmar, e a praia do Cassino, em Rio Grande, disputam º titulo de maior praia do mundo em extensão? O atlas ainda compara frºnteiras e o território gaúcho em relação ao Brasil.
Que dados encontro lá?
O atlas traz alguns dos principais dados trabalhados pela FEE. Nele constam mapas políticos e físicos do Rio Grande do Sul, dados sobre o clima, áreas de preservação, índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Ideie), as regiões do Estado, aglomeraçôes urbanas, bacias hidrográficas, densidade demográfica, educação, mortalidade infantil, população e urbanização. Ainda são apresentados dados econômicos como índices de desocupação, o Produto Internº Bruto (PIB) e o valor que cada setor da economia acresce ao valor final de tudo que foi produzido no Estado, chamado de Valor Adicionado Bruto (VAB).
Onde baixar?
Os dados estão tºdos dispºníveis on-line, e dá pra baixar versões em PDF e PNG pra imprimir ou usar em apresentações. Além dissº, todas as informações já vem com a forma correta de citar a fonte, caso você precise fazer um trabalho seguindo as normas da ABNT. Para acessar o Atlas FEE, vai lá no atlas.fee.tche.br!
|