14/09/2017
Correio de Gravataí
Comunidade | Pág. 7
Clipado em 14/09/2017 05:09:41
PIB gaúcho traz otimismo

Em meio ao momento de turbulência política nacional, boas notícias vêm da economia. O Produto Interno Bruto (PIB) no Rio Grande do Sul foi positivo em três variáveis. No comparativo com igual período do ano passado, a soma do primeiro semestre mostrou a elevação do PIB em 2,1%, com 2,5% no segundo trimestre. Se comparado o segundo trimestre aos três primeiros meses do ano, a alta foi de 0,7%. Os dados foram divulgados ontem, em Porto Alegre, pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) do Estado e motivam as entidades comerciais e industriais da região.

Professor do Curso de Economia da Unisinos, Marcos Tadeu Lelis analisa que o crescimento gaúcho do PIB acima da média nacional se deve à maior representatividade do agronegócio para a economia do Estado. A agropecuária tem um impacto maior sobre o PIB do Rio Grande do Sul do que sobre o PIB do Brasil", compara.

POR AQUI

Acredito que se for mantida essa equipe econômica a nível federal, a tendência é de melhora. Além disso, a reforma da Previdência é importante, mas não acredito que vá acontecer antes das eleições do ano que vem. Com a reforma trabalhista em vigor a partir de novembro, a tendência já é de melhora", avalia o presidente da Acigra, Régis Albino. 'Acredito que ajustes tributários ainda são necessários para que o Estado seja mais competitivo. No Rio Grande do S01, ainda há uma baixa competitividade, seja pela carga tributária e pela fiscalização, pondera presidente do Centro das Indústrias de Cachoeirinha, Admir Juchneslci.