Hoje é o Dia D de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS no país, em iniciativa promovida pelo Ministério do Trabalho e parceria com as agências da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS). Agências do Sine vão oferecer vagas de emprego e atividades especiais voltadas para este público em todo o Estado. Em Porto Alegre e nas cidades de Canoas, Cachoeirinha, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão, na Região Metropolitana, serão oferecidas 788 vagas. O objetivo da ação é facilitar o encontro entre pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados, que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho, e as empresas.
Obrigatório
Apesar de haver uma lei que obriga empresas com mais de cem funcionários a terem um número de pessoas com deficiência (PCDs) em seus quadros, não há facilidades para este público na busca por um emprego. Isso acontece em função do momento difícil da economia no país, de acordo com Gilberto Baldasso, diretor-presidente da FGTAS. - As empresas querem pessoas mais qualificadas, mais preparadas. O desemprego veio aumentando, e o PCD também sofre com a concorrência analisa Baldasso. O número estimado de desempregados na Região Metropolitana estava em 188 mil pessoas no mês de agosto, conforme pesquisa da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e FGTAS.
PERSISTÊNCIA É O CAMINHO
Com perda auditiva severa e profunda desde que nasceu, Jaime Goulart Borges, 44 anos, percebeu recentemente que está mais difícil conseguir uma colocação. Depois de quatro meses recebendo o seguro-desemprego, ele foi contratado em agosto para ajudar na segurança de uma loja no bairro Azenha, em Porto Alegre. Ele destaca que a seleção, desta vez, foi mais criteriosa do que nas outras oportunidades em que procurou emprego. Para quem está atrás de uma colocação no mercado de trabalho, sua dica é persistência: - Não desista nunca. Tem várias agências que trabalham com PCDs. Eu atirei para todos os lados, mandei bastante currículo pela internet, nos sites das empresas.
ESTA NA LEI
/// Empresas com cem ou mais empregados são obrigadas a preencher um percentual dos seus cargos com beneficiários reabilitados do INSS ou PCDs, conforme a lei federal 8.213.
/// Quantidade de funcionários/ vagas reservadas para PCDs:
/// Até 200 - 2%
/// De 201 a 500 - 3%
/// De 501 a 1.000 - 4%
/// De 1.001 em diante - 5%
VAGAS EM PORTO ALEGRE E REGIÃO METROPOLITANA
Confira as vagas disponíveis hoje em Porto Alegre e Região Metropolitana para pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS. Leve a carteira de identidade, a carteira de trabalho e o comprovante de endereço. Conforme a vaga, será solicitada comprovação de experiência.
Algumas agências especificam o número de vagas para cada cargo. Outras, o número total de vagas disponíveis para todos os cargos.
(ver imagem)
|